Motores de combustão interna requerem lubrificante

Verificar o nível de óleo é tão importante quanto reabastecer

Um motor de combustão interna necessita de óleo tanto quanto necessita de combustível para funcionar. Se houver óleo insuficiente, mais cedo ou mais tarde haverá aumento do desgaste, problemas térmicos, mau funcionamento e possivelmente danos significativos no motor. A verificação regular do nível de óleo do motor de acordo com as especificações do fabricante é tão essencial quanto o reabastecimento de combustível.
“Quando se trata de verificar o nível de óleo do motor, basicamente nada mudou ao longo dos anos”, diz Harald Eder, especialista para a análise de danos técnicos automóveis na DEKRA. “Do ponto de vista técnico, a regra geral de verificar o nível do óleo do motor pelo menos a cada 1000 Km ou antes de viagens longas ainda se aplica. É melhor retirar a vareta ou verificar o computador de bordo uma vez a mais, do que uma vez a menos.”
O óleo do motor garante que tudo funcione bem no motor a combustão: “Ele lubrifica as partes móveis, evita o desgaste excessivo, arrefece os componentes e reduz o ruído, garantindo que o conjunto funcione de facto. Simplificando, nada funciona sem óleo”, afirma Eder. “Se peças como a cambota e a árvore de cames forem não lubrificadas, elas podem funcionar 'a seco' e causar sérios danos ao motor.”
Recomenda-se o máximo cuidado quando a luz de advertência vermelha da pressão do óleo (símbolo do recipiente de óleo) acende durante a condução. Este aviso significa que os condutores devem parar imediatamente, desligar o motor e, sob nenhuma circunstância, continuar a viagem, pois há problemas com a pressão do óleo (ou seja, há um risco definido de danos dispendiosos no motor). A ação também é necessária se a luz indicadora laranja/amarela (recipiente de óleo com linha ondulada) acender. Neste caso, verifique imediatamente o nível de óleo e reponha, se necessário.
    Para verificar o nível do óleo, o veículo deverá ser imobilizado numa superfície plana, deixar o motor arrefecer durante um a dois minutos e medir o nível do óleo à temperatura de funcionamento. Se o nível do óleo estiver muito baixo (abaixo da marca mínima), deve completar-se o óleo do motor; caso contrário, existe o risco de falta de óleo e danos causados ao motor.
    Um nível de óleo excessivamente alto (acima da marca máxima) é igualmente perigoso. Neste caso, deve contactar-se imediatamente uma oficina para investigar o motivo para o aumento de óleo, pois existe o risco de aumento do desgaste e danos causados ao motor, catalisador e filtro de partículas. Ao reabastecer o óleo, é indicado não adicionar excessivamente. Eder recomenda adicionar óleo gradualmente: “Comece com um quarto de litro e depois meça para ter uma ideia da quantidade de óleo que ainda será necessária”.
    É igualmente importante respeitar os intervalos de substituição de óleo do motor preconizados pelo fabricante – se o óleo permanecer no motor demasiado tempo, a função de lubrificação irá perder-se, aumentando o desgaste e danificando o conversor catalítico.