Teste de bateria para veículos eletrificados
O teste de bateria DEKRA para veículos eletrificados fornece uma informação transparente e independente da capacidade da bateria, disponibilizando resultados em 15 minutos.
Como especialistas em mobilidade elétrica, e com muitos anos de experiência, na DEKRA sabemos que o estado de saúde (SoH), definido como a capacidade restante da bateria de um veículo eletrificado usado, tem uma forte influência no valor e no desempenho do veículo.

O teste de bateria da DEKRA, baseado numa aplicação web para veículos híbridos e elétricos, fornece informação precisa do estado de saúde da bateria, avaliada através de uma análise realizada em 15 minutos. Abrangendo um elevado número de modelos de veículos de diferentes fabricantes, a solução fornece resultados independentes e neutros, fundamentais para comprar, vender, ou até mesmo durante a utilização de veículos elétricos usados.
Vantagens do teste de bateria para Veículos Híbridos e Elétricos:
- Análise do estado de saúde da bateria de um veículo elétrico feita em 15 minutos
- Excelente relação tempo/precisão, devido ao banco de dados abrangente e ao algoritmo patenteado
- Processo de teste simples: conectar – acelerar – reportar
- Resultados do teste de bateria de forma independente do fabricante
Valor residual transparente com nosso teste de bateria rápido e preciso

A bateria do veículo elétrico é o principal marcador do valor do veículo. Condições adversas, tais como um estilo de condução ineficiente, alta velocidade, temperaturas extremas, quilometragem, ciclos de carga e muitos outros fatores, podem diminuir a capacidade da bateria. O teste de bateria da DEKRA fornece uma informação fiável e transparente acerca da capacidade restante da bateria, para que compradores e vendedores possam avaliar mais precisamente o valor, a funcionalidade e o desempenho dos veículos híbridos ou elétricos usados.
Em 15 minutos e quatro etapas, o teste determina a capacidade de uma bateria:
1. Preparação: Acesso ao URL de teste de bateria no seu smartphone. Conexão à interface de comunicação do veículo (VCI) ao cabo e depois do cabo à porta OBD.
2. Teste estático: Depois da inserção dos dados gerais do veículo, os dados de diagnóstico são lidos e é verificada a operacionalidade geral.
3. Teste dinâmico: Os dados são recolhidos durante uma breve aceleração num espaço até 100m.
4. Relatório DEKRA: A avaliação fica disponível em minutos e apresenta a capacidade da bateria num formato claro e compreensível. O relatório completo com informações adicionais será enviado ao utilizador por e-mail.
O teste de bateria da DEKRA, com seu algoritmo patenteado foi validado pela prestigiada RWTH Aachen University. O teste é sofisticado, rápido e preciso, com o benefício adicional de fornecer uma avaliação independente e objetiva da capacidade da bateria desses veículos eletrificados. Isso ajuda a promover a transparência e a confiança em torno das vendas de veículos usados híbridos e elétricos.


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Perguntas frequentes
- Quais são os fatores que afetam o envelhecimento de uma bateria?
- Por que é importante saber a capacidade restante de uma bateria de um veículo elétrico?
- O que difere o teste de bateria da DEKRA relativamente a outros testes?
- Existem pré-requisitos para o teste?
- Como funciona o teste exatamente?
- O que contém o relatório e como posso obtê-lo?
- Em que tipos de veículos o teste de bateria pode ser realizado atualmente?
A idade da bateria não é apenas função do tempo linear (idade de calendário), mas também do ciclo de carga e descarga (idade cíclica). À medida que a bateria envelhece, a sua capacidade diminui gradualmente, afetando a autonomia do veículo. O envelhecimento da bateria de tração de um veículo elétrico significa a deterioração das características da bateria. Além do envelhecimento, altas temperaturas, sobrecarga (alta tensão), descarga profunda (baixa tensão), ou alta corrente de carga, afetam o estado de saúde da bateria e consequentemente a sua capacidade.
A bateria é o componente mais caro de um veículo elétrico, o que torna seu estado de saúde (SoH)—definido como sua capacidade restante—um fator crucial para determinar o valor do veículo. O SoH diminui rapidamente a partir de 70-80% da capacidade inicial da bateria. Com o teste da DEKRA, a capacidade da bateria pode ser medida com precisão. Esta é uma excelente notícia para operadores do setor Automóvel, bem como para clientes particulares, pois fornece a base para negociações de vendas mais transparentes. Também fornece uma declaração clara e precisa sobre a capacidade real da bateria e, portanto, uma indicação de usabilidade
Esta solução oferece resultados rápidos e precisos, entregues em minutos em vez de horas, o que é típico de outros testes de bateria. Estes procedimentos morosos exigem que a bateria seja descarregada ou carregada, enquanto o teste de bateria DEKRA não. O teste DEKRA pode ser concluído em aproximadamente 15 minutos e a sua precisão foi validada pela universidade RWTH Aachen, bem como por vários fabricantes de automóveis.
O veículo deve estar equipado com uma interface de Diagnóstico a Bordo (OBD) para se conectar ao aplicativo móvel por meio da interface de comunicação do veículo (VCI). Além disso , a bateria deve atender às seguintes condições:
• State of Charge (SoC) entre 40% – 80%.
• Temperatura da bateria entre +10°C e +30°C
• Diferenças individuais de temperatura da célula dentro da bateria de <2°C
Se essas condições não forem cumpridas, surgirá uma mensagem de erro. Por fim, para o teste dinâmico, é necessário um espaço disponível de 100 metros para a realização da aceleração.
O procedimento é baseado na medição de vários dados da bateria, como correntes e tensões sob carga durante uma breve aceleração, via interface de comunicação com o veículo. O verdadeiro know-how, no entanto, está na classificação dos valores medidos. Associado ao procedimento está um banco de dados altamente complexo, ligado a um algoritmo patenteado. Os dados de referência são determinados antecipadamente para cada tipo de veículo (marca/modelo/versão) com medições executadas numa ampla gama de condições; segue-se uma estruturação de dados e cálculos complexos adicionais, com o auxílio de inteligência artificial. Referimo-nos a todo o processo como "parametrização". Os valores medidos no teste são então avaliados com base nesses parâmetros específicos de referência.
O relatório, de fácil leitura, contém o valor SoH, dados do fabricante, como a capacidade nominal, tensão e corrente da célula, bem como informações mais gerais sobre o veículo, como o modelo, o número de identificação do veículo e a quilometragem. O resultado fica disponível imediatamente após a avaliação e pode ser enviado ao utilizador via e-mail.
Até ao momento, a DEKRA já parametrizou um elevado número de modelos. Entre eles estão modelos de vários fabricantes alemães e europeus, mas também de marcas asiáticas. Estamos constantemente a trabalhar em novas parametrizações. Dado que o processo de parametrização é bastante complexo, estamos focados nos modelos de veículos com maior representatividade em termos de mercado.