A DEKRA continua a crescer e a transformar-se
Modelo orientado para o futuro garante o sucesso do exercício financeiro de 2024
A DEKRA continua a crescer e a transformar-se
- O volume de negócios e o EBIT voltaram a aumentar em 2024 num ambiente volátil
- O número de trabalhadores efetivos continua a crescer
- No ano do seu aniversário, a DEKRA está posicionada de forma excelente e continua com sucesso a sua transformação de operador de inspeção de veículos tradicional, para especialista independente líder em mobilidade digital e baseada em software
Em 2024, a DEKRA manteve-se no rumo certo e voltou a crescer num ambiente volátil em termos económicos e geopolíticos. O volume de negócios global aumentou 4,7% em comparação com o ano anterior, para 4,29 mil milhões de euros. No que diz respeito à atividade principal — excluindo o trabalho temporário — foi registado um aumento de 7%. O EBIT aumentou 4,2%, para 266 milhões de euros, enquanto o EBITDA cresceu 5,4%, para 480,1 milhões de euros. Além disso, o número de trabalhadores efetivos aumentou em 800, passando para cerca de 33 000. No total, cerca de 48 000 especialistas em todo o mundo trabalham para a principal organização de inspeção não cotada em bolsa.
“Graças ao nosso modelo de negócios orientado para o futuro, assegurámos um crescimento sólido num ano de grandes tensões económicas. A decisão de concentrar o negócio da DEKRA nas megatendências da mobilidade futura, sustentabilidade, cibersegurança e inteligência artificial com a nossa “Estratégia 2025” foi essencial para o nosso sucesso económico em 2024”, afirmou o CEO da DEKRA, Stan Zurkiewicz, na conferência de imprensa de balanço anual da empresa na sua sede, em Estugarda.
“Os nossos colaboradores são o nosso ativo mais valioso. Por isso, orgulhamo-nos de ter continuado a investir no aumento dos trabalhadores efetivos, mesmo em tempos tão turbulentos como os que vivemos atualmente”, acrescentou Wolfgang Linsenmaier, diretor de Finanças e Recursos Humanos da DEKRA. “Este é um forte sinal da resiliência do modelo de negócios da DEKRA e das nossas claras ambições para o futuro.”
Todas as regiões registam um aumento do volume de negócios — a região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) continua a ser um pilar de crescimento
Em 2024, a DEKRA deu continuidade à sua tendência de crescimento em todas as regiões. Na região DACH, a empresa atingiu um volume de negócios de 2,6 mil milhões de euros (+2,5%), apesar do volume de negócios no segmento do trabalho temporário ter diminuído mais de 10% devido à conjuntura económica desfavorável.
Todas as outras regiões registaram igualmente um desenvolvimento acentuado em 2024. Na Europa Central e Oriental e no Médio Oriente, o volume de negócios aumentou 5,2% para 200,3 milhões de euros e, no Noroeste da Europa, foi alcançado um aumento de 10,3% (438,4 milhões de euros). No Sudoeste da Europa, a DEKRA registou um volume de negócios de 595 milhões de euros (+7,9%). Por último, mas não menos importante, as regiões das Américas e da Ásia-Pacífico também registaram um crescimento dinâmico, com volumes de negócios de 163,4 milhões de euros (+13,2%) e 275,2 milhões de euros (+5,6%), respetivamente.
Analisando as áreas de negócios, todas elas — com exceção do trabalho temporário — contribuíram para o desenvolvimento positivo do volume de negócios. O pilar mais importante é o segmento “Vehicles”, com 2137,9 milhões de euros (+6,4%), seguido do segmento “Industrial Assets”, com 621,2 milhões de euros (+5,8%).
Mais uma vez líder do mercado mundial de inspeções de veículos
Em 2024, a DEKRA efetuou cerca de 32 milhões de inspeções de veículos em todo o mundo. “Estamos extremamente satisfeitos por termos consolidado ainda mais a nossa posição como o líder incontestável a nível mundial em inspeções de veículos”, explicou Zurkiewicz. “Mas o mais importante é que os novos serviços da DEKRA relacionados com veículos, como o teste rápido de baterias patenteado para carros elétricos, tiveram uma procura ainda maior no ano passado. Em 2024, os nossos especialistas efetuaram o “exame de saúde” das baterias dos veículos cerca de 500 vezes por mês. Este teste é essencial para o bom funcionamento do mercado de automóveis elétricos usados”.
Modelo de negócios preparado para o futuro graças aos novos serviços e à presença global
De forma a preparar o seu modelo de negócios para o futuro, a DEKRA introduziu, no início da década, áreas de crescimento estratégicas através da sua “Estratégia 2025”: mobilidade do futuro, sustentabilidade, cibersegurança e inteligência artificial. Além disso, a presença global na Ásia e no Médio Oriente foi reforçada nos últimos anos. No último ano da implementação da estratégia, Zurkiewicz tira uma conclusão positiva: “De acordo com a sua Estratégia 2025, a DEKRA está a desenvolver-se para se tornar uma organização especializada, independente e líder no mundo digital e na mobilidade baseada em software. Agora que estamos a chegar ao fim do período da estratégia, estamos, mais uma vez, a dar tudo na reta final com os nossos serviços inovadores e a nossa presença global”.
Atualmente, a DEKRA está representada em cerca de 60 países nos cinco continentes. Esta internacionalidade é crucial para a empresa, a fim de fornecer aos seus clientes certificações fiáveis e rápidas em todo o mundo para novos produtos. Por isso, a DEKRA também está a expandir as suas acreditações e serviços a nível global em 2025. Na Arábia Saudita, por exemplo, a empresa está autorizada a atribuir a Saudi Quality Mark (SQM), que é importante para muitas categorias de produtos.
Inspeção e certificação integradas para promover a inovações
Uma das novidades de serviço mais importantes em 2025 é o “Digital Trust Service” da DEKRA. Com esta solução integrada única no mundo, a empresa pretende ajudar os seus clientes a introduzir inovações de produtos no mercado de forma mais rápida e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos de segurança. Pela primeira vez, a empresa está a oferecer inspeção e certificação integradas de três aspetos de segurança essenciais — segurança funcional, cibersegurança e IA — a partir de uma única fonte. O serviço tem por objetivo garantir um novo nível de confiança, transparência e conformidade na economia digital.
Perspetivas para 2025
Apesar das condições económicas continuarem desafiadoras, a DEKRA prossegue o seu caminho de crescimento no seu 100.º ano de existência. “Estamos firmemente empenhados nos nossos objetivos de crescimento: apesar dos riscos geopolíticos e macroeconómicos, esperamos um crescimento médio próximo de 5% no volume de negócios e no EBIT para 2025”, afirma o CEO da DEKRA. “Em 2025, esperamos que os serviços relacionados com os veículos e as nossas novas ofertas, como o “Digital Trust Service” da DEKRA, impulsionem o crescimento. Os fundos especiais recentemente criados pelo Governo alemão e pela UE deverão também garantir uma maior procura — por exemplo, para inspeções de infraestruturas, mobilidade sustentável ou tecnologias e sistemas relacionados com a defesa”.
100.º aniversário: garantir o futuro
No ano do seu aniversário, a empresa está otimista quanto ao futuro: “Conseguimos, com êxito, preparar a nossa atividade para o futuro ao longo de um século. E prestamos um contributo importante para a sociedade: garantimos que as pessoas estão seguras — no trabalho, na estrada e em casa — ontem, hoje e amanhã”, explicou Stan Zurkiewicz. De acordo com o CEO, para além da mobilidade, a confiança digital e a sustentabilidade também irão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento futuro da empresa. Isto também se aplica ao compromisso social da DEKRA. Em 2025, a empresa irá reforçar o seu apoio a organizações empenhadas em contribuir positivamente para um mundo melhor. A DEKRA está atualmente a preparar uma parceria com uma organização de renome internacional que se dedica a garantir o futuro e a melhorar as condições de vida de crianças.
Legenda:
Em 2024, a DEKRA manteve-se no rumo certo e voltou a crescer num ambiente volátil em termos económicos e geopolíticos. O volume de negócios global da empresa aumentou 4,7% em comparação com o ano anterior, para 4,29 mil milhões de euros. No que diz respeito à atividade principal — excluindo o trabalho temporário — foi registado um aumento de 7%.