A DEKRA obteve excelentes resultados em 2023

As receitas atingiram um máximo histórico de 4.1 mil milhões de euros (+8% comparativamente com 2022)
O EBITDA cresceu 7.8% e o EBIT cresceu 12,8%.
A “Estratégia 2025” ganha ímpeto: está previsto um novo patamar de crescimento, baseado no fortalecimento do core business e das áreas da Mobilidade do Futuro, Cibersegurança, Sustentabilidade e da Inteligência Artificial.
2023 foi um ano excelente para a DEKRA. A receita global aumentou significativamente para um máximo histórico de 4,1 mil milhões de euros (+8% vs. 2022: 3,8 mil milhões de euros) - excedendo as próprias expectativas da empresa e demonstrando um forte crescimento em comparação com os seus pares do setor. Os lucros cresceram substancialmente para produzir um EBITDA ajustado de 455,5 milhões de euros (+7,8% vs. 2022) e um EBIT ajustado de 255,3 milhões de euros (+12,8% vs. 2022).
Nesta base, em 2024, a DEKRA planeia explorar a sua vantagem de posicionamento em tecnologias do futuro e em novos regulamentos. À medida que a “Estratégia 2025” ganha ímpeto, espera-se que o crescimento das receitas se situe em torno de 4 a 6%. Até 2025, o ano do 100º aniversário da empresa, a DEKRA pretende ser o parceiro de eleição para serviços TIC (testes, inspeção e certificação) de ponta nas áreas de negócio da Mobilidade do Futuro, Cibersegurança, Sustentabilidade e Inteligência Artificial (IA).
“Em 2023, a DEKRA melhorou mais uma vez o seu desempenho comercial - apesar do ambiente económico e geopolítico tenso”, afirmou o CEO da DEKRA, Stan Zurkiewicz, na conferência de imprensa anual da empresa. “Todas as seis regiões e todas as divisões de serviços contribuíram para a nossa forte dinâmica de vendas e para o nosso recorde histórico de receitas. A solidez dos nossos negócios principais e a nossa vantagem de antecipação em ´áreas do futuro deixam-nos muito confiantes de que iremos aumentar tanto as receitas como as margens e atingir os nossos objetivos estratégicos.”
Embora as regiões das Américas (+27%) e da Europa Central e Oriental e Médio Oriente (+13%) da DEKRA tenham registado as taxas de crescimento mais elevadas em 2023, a maior receita em termos absolutos foi gerada na região GSA (Alemanha, Suíça e Áustria: 2,6 mil milhões de euros).
Do ponto de vista das áreas de negócio, os serviços relacionados com veículos continuaram a ser a principal fonte de receitas. Com 31,6 milhões de testes efetuados, a DEKRA confirmou, uma vez mais, o seu papel de líder do mercado mundial de testes de veículos.
Em 2023, a margem EBIT ajustada da DEKRA aumentou ligeiramente em 0,2 pontos percentuais para 6,2%, apesar do impacto negativo de provisões mais elevadas e de despesas operacionais mais elevadas devido à inflação. O rácio de capital próprio manteve-se num nível muito elevado de 39,3% (2022: 41%).
A “Estratégia 2025” da DEKRA está a revelar-se um sucesso. No ano passado, a empresa investiu ainda mais no seu portfólio de serviços nas áreas da Mobilidade do Futuro, Cibersegurança, Sustentabilidade e IA. “Em suma, os investimentos atingiram um recorde de 143,5 milhões de euros”, explicou o CFO da DEKRA, Wolfgang Linsenmaier. “Além disso, a DEKRA otimizou os seus resultados, por exemplo, através da racionalização da sua estrutura organizacional. Também aumentámos ainda mais a nossa base de colaboradores.” No final de 2023, cerca de 49.000 especialistas trabalhavam para a DEKRA em cerca de 60 países.
“Os nossos investimentos têm sido fundamentais para lançar com sucesso novos serviços em tecnologias do futuro”, acrescentou Zurkiewicz. “Em 2024, vamos aumentar os nossos investimentos para fazer crescer ainda mais a nossa carteira de serviços.”

Perspetivas otimistas para 2024

No contexto de crises geopolíticas e económicas, a DEKRA espera que o crescimento global em 2024 permaneça moderado. No entanto, a empresa teve um início sólido no ano fiscal de 2024, com receitas de pouco mais de mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 (+2,5% em relação ao primeiro trimestre de 2023). Com base na sua forte posição nos mercados atuais e futuros, a DEKRA prevê a continuação da sua tendência ascendente. No ano fiscal de 2024, espera-se que as receitas aumentem entre 4 a 6%, principalmente como resultado do crescimento orgânico complementado por aquisições estratégicas. Para além disso, a DEKRA espera um novo aumento do EBIT.
Para além de 2024, a DEKRA também pretende reforçar a sua rentabilidade através do desenvolvimento de uma carteira de serviços de ponta e da aplicação da digitalização e da IA, tanto nos processos internos como nas soluções para os clientes. Assim, na segunda metade desta década, a DEKRA planeia alcançar uma margem de 8 a 9%.

Áreas estratégicas de crescimento: As receitas da Mobilidade do Futuro triplicarão até 2025

Em 2023, a DEKRA já colheu resultados nas suas áreas estratégicas de crescimento.
Na Mobilidade do Futuro, a DEKRA lançou com sucesso uma vasta gama de novos serviços. Um exemplo é o seu teste de bateria patenteado que aborda um obstáculo fundamental no mercado de veículos elétricos usados: a incerteza sobre o tempo de vida restante e o desempenho das baterias dos automóveis. Em poucos minutos, o teste proporciona clareza com medições altamente precisas, facilitando negociações de preços transparentes. O teste da DEKRA abrange atualmente 12 países europeus e mais de 100 modelos de veículos, incluindo Tesla, com previsões para aumentar significativamente o volume de testes.
A DEKRA também está a apostar em oportunidades de crescimento na condução automatizada e conectada. Um serviço distinto é a oferta de cenários de teste altamente complexos para sistemas avançados de assistência ao condutor e funções de condução automatizada, utilizando gémeos digitais para alinhar os testes do mundo real com o domínio digital. A DEKRA efetua estes testes nas suas instalações em Klettwitz, na Alemanha, que estão preparadas para se tornarem a infraestrutura de testes de condução automatizada e conectada independente mais abrangente do mundo. Em termos de funções de veículos conectados, a pista de testes em Málaga, Espanha, também desempenha um papel fundamental.
Até 2025, a DEKRA espera que o seu negócio na área da Mobilidade do Futuro cresça cerca de 200% em relação a 2022. Este crescimento irá solidificar a sua posição como líder incontestável no mercado global de TIC para automóveis, que deverá valer 18 mil milhões de euros por ano até 2025.
“A segurança dos veículos tem sido a nossa missão desde a nossa fundação, há quase um século. À medida que a evolução tecnológica acelera e a IA desempenha um papel cada vez mais central nas novas gerações de veículos, estamos a expandir continuamente os nossos serviços", afirmou Zurkiewicz.

Cibersegurança e IA: novos serviços inovadores para aumentar as receitas até 2025

Nos últimos sete anos, a DEKRA construiu com sucesso o seu negócio de Cibersegurança com uma forte presença global na Ásia, Europa e América. A sua base de clientes inclui empresas líderes em tecnologia, como a Amazon, Apple, Google, BYD, BMW e Continental. No ano passado, a DEKRA duplicou a sua força de trabalho e triplicou as suas receitas nesta área, alcançando margens de dois dígitos.
“A ameaça dos ciberataques não pára de crescer. Na Alemanha, a BITKOM apurou prejuízos no valor de 206 mil milhões de euros por ano. Os nossos clientes escolhem a DEKRA pela nossa capacidade de identificar vulnerabilidades nos seus futuros produtos logo na fase de desenvolvimento e definir cenários de teste fiáveis", explicou Zurkiewicz.
Um exemplo é o Programa de Certificação de Segurança Cibernética da DEKRA para drones. Isto permite abordar os riscos críticos associados às tecnologias sem fios e em rede. Um segundo exemplo é a certificação única da DEKRA para a segurança e fiabilidade das chaves digitais de automóveis, com o aval de mais de 330 parceiros da indústria, incluindo a BMW, Toyota, Ford, Apple e Samsung. Com quatro laboratórios acreditados em todo o mundo, a DEKRA está preparada para servir os líderes da indústria com procedimentos de teste rigorosos e uma experiência inigualável em cibersegurança.
A rápida adoção da IA exigirá medidas adicionais de cibersegurança no futuro. Consequentemente, a DEKRA foi pioneira numa primeira vaga de serviços de Formação e Teste de IA em 2023, com foco nas aplicações de IA de alto risco que são predominantes em aeronaves, veículos, dispositivos médicos e outros produtos abrangidos pelos regulamentos de segurança da UE.
Tendo em conta a sua atual ênfase estratégica na salvaguarda da IA, a DEKRA introduziu serviços abrangentes para os seus clientes, a fim de formá-los na adequação eficaz aos regulamentos da UE. Num projeto-piloto para o Migros Bank e a Gowago, a maior empresa de leasing automóvel online da Suíça, a DEKRA, juntamente com o seu parceiro LatticeFlow, assegurou com êxito a precisão e a fiabilidade de um modelo de IA subjacente, avaliando a qualidade dos dados, a robustez do modelo e a conformidade com os futuros regulamentos da UE.
Com base na sua forte posição de mercado no domínio da Cibersegurança e na sua vantagem de ser pioneira na IA, a DEKRA planeia quintuplicar as receitas provenientes da IA e mais do que duplicar as receitas provenientes da Cibersegurança até 2025.

Serviços de Sustentabilidade: Ambição de atingir 40% de quota de mercado até 2025

A sustentabilidade continuou a ser uma clara prioridade estratégica em 2023. A DEKRA dispõe de mais de 500 serviços de sustentabilidade, que representam um terço do seu portfólio de serviços. Para além de ESG (Environmental, Social and Governance), este portfólio abrange a economia circular e a sustentabilidade dos produtos, bem como os temas da descarbonização e da transição energética.
No que diz respeito a este último, o hidrogénio surgiu como um importante tema em foco. “Hoje, a DEKRA é uma das organizações pioneiras acreditadas para fornecer testes abrangentes de hidrogénio”, disse Zurkiewicz, “e esperamos tornar-nos uma das primeiras empresas de TIC reconhecidas pela Comissão Europeia para certificar o hidrogénio verde”.
Com um número crescente de quadros regulamentares complexos, como a diretiva relativa à Due Diligence em matéria de Sustentabilidade das empresas, a DEKRA está a ajudar cada vez mais as empresas a ajustarem-se a estes quadros e a desenvolver estratégias ESG adequadas.
Até 2025, a DEKRA pretende atingir uma quota de 40 por cento de receitas de serviços relacionados com a sustentabilidade.

Novos progressos em matéria de sustentabilidade confirmados pela classificação CDP B

Por conseguinte, a DEKRA continua altamente empenhada na sustentabilidade e na transparência das suas próprias atividades. Por isso, em 2023, a empresa divulgou pela segunda vez o seu desempenho ambiental através do CDP. “A nossa classificação B atesta a boa gestão ambiental da empresa. Isto é de grande valor para nós, porque o CDP tem uma forte reputação no mercado. No futuro, implementaremos outras medidas para incentivar reduções de emissões ainda mais fortes", disse Linsenmaier, que também é responsável pela sustentabilidade no Conselho de Administração da DEKRA.
A DEKRA está também a preparar-se para a sua próxima avaliação pela EcoVadis, líder em avaliações de sustentabilidade para cadeias de valor globais. A empresa já recebeu três vezes consecutivas a Medalha de Platina da EcoVadis.

Legenda:

(a partir da esquerda): Stan Zurkiewicz, Presidente do Conselho de Administração da DEKRA e.V. e da DEKRA SE (CEO), Petra Finke, Membro do Conselho de Administração da DEKRA SE (CDO), Peter Laursen, Membro do Conselho de Administração da DEKRA SE (COO) e Wolfgang Linsenmaier, Membro do Conselho de Administração da DEKRA e.V. e da DEKRA SE (CFO). Créditos da fotografia: DEKRA
====
No ano fiscal de 2023, a DEKRA atingiu um recorde histórico, com um aumento de 8 por cento nas receitas para 4,1 mil milhões de euros. Os números foram apresentados pelo Conselho de Administração da DEKRA na conferência de imprensa anual da empresa, que foi transmitida digitalmente a partir da sua sede em Estugarda.